segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Juventude e protagonismo feminino.... Jovens mulheres tecendo relações de vida

Por Itala Daniela
Nossa juventude vive em um contexto social onde a mulher encaminha-se para ganhar voz e vez. E ao falar de encaminhar-se não subestimo todas as conquistas por nós adquiridas, pelo contrário, exalto cada luta lançando-nos a concretude, impulsionando-nos a jogar não mais as redes, mas sim a âncora, pois, o que precisamos é nos firmar nas águas que já adquirimos. 
Vemos nitidamente que nossas relações sociais se alastram, e podemos sentir essa teia feminina nos mais diversos campos e áreas. Diante dessa realidade, sentimentos opostos invadem nosso coração. Primeiro a alegria das conquistas e depois a consternação de perceber que nosso trabalho ainda não é tão valorizado e que ele não foi posto em igualdade. Nossas vozes são caladas pelas portas que se abriram, mas agora é hora de vasculharmos o ambiente, de igualarmos os gêneros para juntos, lado a lado, arrumarmos a casa da melhor forma.
Na perspectiva de refletir sobre as mulheres que lutam cada dia por igualdade de salários, que sofrem ao verem seus filhos jovens serem exterminados, que choram na calada da noite buscando soluções e caminhos para sua família, a nossa Igreja, a partir dos diversos movimentos jovens, nos leva a refletir sobre: Juventude e Protagonismo Feminino... Jovens mulheres tecendo relações de vida. Esse foi o tema nacional proposto pela comissão de juventude, para debatermos e celebrarmos no Dia Nacional da Juventude.
Alegres e impulsionadas a lançar a âncora, entregamos a Papai do Céu todas as mulheres que hoje estão com sorrisos esplêndidos e as que se encontram em momento de reflexão para darem novos rumos a suas vidas para que todas possam, assim como Maria, dizer: “Minha alma engrandece ao Senhor e meu espírito exulta em Deus meu Salvador”. (Lc 1, 46-47), pois assim como Ele curvou-se para a pecadora perdoada e disse: “Seus numerosos pecados lhe são perdoados, porque ela demostrou muito amor” (Lc 7, 47), Ele curva-se a cada dia e olha para todas as mulheres aumentando-lhes o amor e o fervor para que sejam cultivadas novas terras.
Abraço fraterno de uma mulher, para mulheres e homens que lutam por igualdade de gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário